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Abdominal faz perder a barriga?

Abdominal faz perder a barriga

Quem deseja secar a barriga deve seguir uma boa alimentação e se dedicar aos treinos. Os abdominais podem contribuir de diversas formas para a saúde do corpo. Reduz as dores, estabiliza a coluna, melhora a postura e tonifica os músculos. Mas também podem trazer dores, hérnias e lesões bem sérias. Aqui você terá acesso a importantes dicas sobre a prática.

Posso fazer abdominal todos os dias?

Cuidado! Tudo em excesso faz mal, lembra? Nesse caso, se praticar em excesso e ainda fizer os movimentos de forma incorreta, você pode criar problemas, principalmente para sua coluna. Mas, se praticar o abdominal corretamente, pode fazer isso três vezes por semana. Para todos os exercícios quantidade não é sinônimo de resultado. Por isso a orientação de um profissional de educação física é sempre indicada. É ele quem deve lhe ensinar o movimento correto, o volume e as diferentes maneiras de intensificar o exercício para colher os resultados esperados sem gerar uma lesão.

Reduz a barriga?

A parede abdominal, mais conhecida como barriga, é composta pelos músculos abdominais, por gordura e pele. Se a camada de gordura for excessiva, você pode fazer até um milhão de abdominais por dia que o “tanquinho” não vai aparecer. Nesse caso o que vai aparecer é uma bela dor nas costas, se não coisa pior. Para reduzir as medidas da barriga você tem que reduzir a camada de gordura depositada ali. Nesse caso, a alimentação saudável e exercício aeróbio são as melhores indicações. Por outro lado, fazer abdominais fortalece a musculatura da barriga, o que pode ajudar a compor um melhor alinhamento postural da pessoa, o que embeleza o corpo no geral.

Deixa a barriga mais bonita

Quando o profissional de educação física prescreve abdominais a principal preocupação é a saúde como um todo, o equilíbrio muscular. É preciso fortalecer os músculos abdominais para proteger a coluna, garantir uma boa postura e estabilização do corpo. Em segundo plano vem o que a maioria procura: a estética. Mas como foi dito acima, o “tanquinho” só vai aparecer se a gordura subcutânea nessa região não estiver em excesso.

Se você conseguiu estabelecer bons hábitos alimentares, uma rotina de treinos aeróbios, só falta o treino de hipertrofia (aumento de massa corporal). Calma, não se assuste, você não vai virar um fisioculturista (esses aí treinam muito pesado e são muito disciplinados). Para construir o tão desejado “tanquinho” é necessário promover a hipertrofia dos músculos abdominais. Mas esse tipo de treino (de hipertrofia) tem intensidade determinada, não é apenas um conjunto de séries e repetições. Esse é um dos motivos da importância da orientação de um profissional de educação física para montar seu treino. Lembre-se, em excesso os abdominais podem causar problemas.

Principais benefícios de um abdômen forte

Os músculos abdominais, juntamente com a musculatura das costas, são responsáveis pela estabilização da coluna, logo mantê-los fortes garantirá uma menor sobrecarga para sua coluna, uma postura corporal mais bonita e evita dores, protusões e hérnias discais. Como são músculos estabilizadores, participam praticamente de todos os movimentos que fazemos no dia a dia. Sendo assim, a musculatura abdominal fortalecida auxilia no desempenho das atividades diárias.  O assoalho pélvico, região que suporta todo peso das vísceras e do bebê, quando a mulher está grávida, é extremamente beneficiado e fortalecido quando os músculos abdominais são estimulados. E, por fim, esteticamente, a barriga fica bem mais bonita quando a musculatura abdominal é forte.

Como conquistar esses benefícios

O grande segredo consiste em ser bem orientado e prezar pela técnica do movimento. Nesse link  você vai encontrar quatro formas diferentes de fazer abdominais. As pranchas são excelentes formas de trabalhar essa musculatura e outras partes do corpo. No link estão explicadas duas formas de prancha, você pode começar por elas e da maneira mais fácil, sem elevar as pernas e depois progredir conforme está no texto indicado.

Não foque na velocidade de execução e sim na qualidade do movimento. O outro segredo é manter a regularidade, a frequência do seu treino. Não deve ser todo dia, o descanso é fundamental em qualquer programa de treinamento. Você pode fazer dia sim, dia não, três vezes por semana. Juntamente com boa alimentação e exercícios aeróbios, você conseguirá obter bons resultados, mas controle a ansiedade. Principalmente as mulheres, uma vez que possuem a desvantagem de uma maior tendência de acúmulo de gordura na região abdominal.

Então, deu para entender a importância de um abdômen forte? Abdômen forte é saúde!

Conte com a Presente de Saúde para oferecer mais saúde para sua vida.

Profª. Ms. Lilian França Wallerstein

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